PINACOTECA SÀO PAULO

PINACOTECA SÀO PAULO

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Leitura de Imagens- Paisagens Urbanas_ Fachadas/ Alfredo Volp

REGESD-


REDE GAUCHA DE ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA

Disciplina Planejamento Educacional em Artes Visuais

Professora-pesquisadora e formadora Andrea Hofstaetter

Aluna: Adriana Conceição Batista Ramos

UFRGS/2011



PLANO DE AULA

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa

TURMA: 8 serie


Tema: Paisagens Urbanas

Justificativa

Ao escolher este tema para trabalhar com a 8a série considerei dois pontos iniciais do trabalho; a observação dos seus desenhos imaginários ou de observação com constituições geométricas nítidas, porém, muitas vezes sem perspectiva o que consideravam conforme relataram desenhos infantis ou de crianças. E os conflitos sociais abordados em muitas obras de artistas contemporâneos

Reportando-me a pesquisa sobre a arte contemporânea e a observação do trabalho de Alfredo Volp, considerei suas obras como possíveis de leitura uma vez que algumas de suas imagens apresentam a pintura abstrata geométrica.

Objetivos:

Oferecer oportunidade ao aluno de reconhecer e desenvolver;

-o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;

-o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais).

-desenvolver habilidades de desenho considerando forma estrutura, volume linhas;

-Reconhecer a fotografia como uma forma de registro de diferentes culturas e imagens; de maneira programada ou não.

-registrar sua criatividade com materiais diversos no uso da arte.

Conteúdos:

-leitura de imagens

-Arte e meio social

-desenho

-criação de formas plásticas e visuais em espaços (bidimensionais.)

-pesquisa e estudo de biografia.

Plano de aula 1_( aula de 50 minutos)

A)Primeiro momento – leitura de imagem da obra apresentada



Figura 1Alfredo Volp- sem titulo





( Como não há conhecimento do nível de pensamento estético dos alunos) as perguntas elaboradas iniciarão como descritiva da obra.

B)Perguntas que permearão a leitura de imagens (respondidas por escrito)

1-O que você vê nesta imagem?

2-qual seria o tema esta imagem?

3-que cores predominam nesta imagem?

4- que formas são mais usadas?

5-em que tempo esta imagem é reproduzida ( dia ou noite)?

De posse das respostas da primeira sessão de perguntas. Apresentar as novas perguntas, que exploram um nível de conhecimento mais subjetivo:

1-porque você acha que o artista pintou esta imagem?

2-como se apresentam as formas representadas na imagem?

3-que ambiente representa esta imagem?

4-podemos imaginar o interior destes prédios casas?

5- quem moraria nestas casas, prédios?

6-que tipo de renda teriam as pessoas morariam nestas casas?

7-que nome você daria a esta obra?

Após obter as respostas investigativas sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre obra de arte apresentar uma sugestão de pesquisa para próxima aula.

C)A pesquisa será de conhecimento sobre o artista em questão os temas que ele busca abordar em suas obras bem como o tipo de arte que predominam em seua trabalhos.

D) perguntas que serviram de orientação sobre a pesquisa:

1-Quem foi Alfredo Volp?

2- o que o separava de participar diretamente do movimento modernista/

3-o que predominava suas produções no atelier?

4-que mestres da pintura influenciaram Volp?

5-o que constituiu a obras de Volp?

6-Acrescente todas as informações que achares necessária a sua pesquisa?



PLANO DE AULA 2- (Aula com 50 minutos de duração)



A) Apresentação das pesquisas.

Analise sobre a biografia pesquisada de Volp e as respostas dadas nos primeiros questionamentos.

Conversas com os alunos

B)Depois do conhecimento sobre artista e sobre os temas que permeavam sua obras oferecer oportunidade ao aluno de refazer o relato sobre a leitura de imagem realizada na aula anterior:

C) Montar um glossário com termos desconhecidos:

Considerando alguns termos que serão desconhecidos pelos alunos; (Se necessário uso do laboratório de informática- deixado em reserva para a necessidade)

Possíveis Palavras:

Erudita, florões, auto-didata, impressionista, paradoxal, prolixidade, retórica, figurativa, ...

Como tema para próxima aula





PLANO DE AULA- (Aula de 50 min.)

Com as imagens impressas ou em amostra de outra forma, com materiais papel giz lápis ou mesmo tinta e pinceis papel de gramatura diferente fazer uma releitura da imagem fotografada.

Como você faria esta imagem trabalhando no conceito de Volp, como você reproduziria esta imagem de que forma, diferença, ou semelhança. Hoje no contexto de hoje na atualidade com os temas sociais que vogam no momento que aspecto e características você daria a imagem a ser produzida.



Avaliação

Avaliação será constituída na forma de observação sobre o desenvolvimento dos trabalhos realizados. Considerando os pontos de desenvolvimento crítico o aluno sua expressividade oral quanto à leitura da obra, sua autocrítica, as considerações sobre o contexto social e a influência sobre o trabalho artístico, bem como o seu desenvolvimento crítico e expressivo ao reproduzir ou produzir um outro o seu próprio trabalho.

Considerações

O trabalho de leitura de imagem gerou muitas discussões sobre como os artistas fazem sua obras, chegam a ser abordados os aspectos que alguns educadores consideram errado a maneira como Volp apresenta seus trabalhos. Dialogamos na necessidade de considerar o contexto e a visualização do artista frente a estas construções, mas também abordamos como o artista mostra na subjetividade o aumento da população urbana e a necessidade de espaços menores com mais pessoas. Alguns alunos caracterizaram as fachadas como representações de favelas pela forma conglomerada que é apresentada. Outros analisaram comentando sobre uma rua de centro urbano. Com as fotografias tive que auxiliar alguns com o empréstimo da digital, eles buscaram retratar duas ou três posições diferentes das casas ou prédios salvamos no meu computador e imprimimos em folhas de oficio mesmo só para termos uma imagem de referência. Ao iniciar a pintura eles fizeram o desenho, mas muitos foram além da reprodução exata inseriram elementos da natureza morros, árvores ou algum carro para na frente escolherem posições da fachada ou lateral para desenhar e pintar trabalhamos em meia cartolina com tinta têmpera. Suas produções ficaram incompletas no qual prometi retornar na outra semana para terminarmos, mas é preciso considera que eles terão duas semanas de férias o retorno será em agosto.

Devo afirmar que foi muito significativo para eles explorarem a dimensão da observação e do desenho aliado a pintura e outras possibilidades. O tema de certa forma era livre eles tinham a imagem escolhida, mas ela não tinha obrigação de ser produzida exatamente no lugar onde fora retratada poderia estar em outro contextos ter outra cor outra significação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário