PINACOTECA SÀO PAULO

PINACOTECA SÀO PAULO

terça-feira, 19 de julho de 2011

ARTE E INCLUSÃO ESCOLAR

Arte e inclusão escolar






Adriana Conceição Batista Ramos





Penso que a arte como ferramenta de inclusão social que vem beneficiar o desenvolvimento social da pessoa com necessidades específicas. Considerando os estudos de Vygotsky e sua teoria onde o sujeito é mais que ativo, ou seja, é interativo no ambiente em que vive e que o uso de signos vem beneficiar o seu desenvolvimento. O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas e processos psicológicos enraizados na cultura. ( Vygotsky, p.41, 1991).





A arte permite que este desenvolvimento do sujeito ocorra na forma em que ele se reestruture criando algo de sua cultura e onde ele se veja agente transformador participante. Penso na arte não como uma reprodução de modelos, por isso, vejo-a como ferramenta que disponibiliza e se faz na criatividade que explora e se aventura nos caminhos configurando o indivíduo com estímulos, interligando-o a expressões cognitivas e afetivas.



A arte em qualquer âmbito trabalha com as diferentes formas de pensar, explora os limites, ilimitando as possibilidades do aluno. A arte representa dentro dos símbolos contextos variados, põem o ser humano em novas dimensões construindo novos conceitos interativos.



A valorização que a arte faz sobre as construções contextualizada do aluno, mostra que a cultura vivenciada é mola implusiva de desenvolvimentos artísticos. Como ser que constrói e desenvolve enredos históricos culturais, na arte é possivel o indivíduo expressar sua crítical ele faz no ambiente artistico as internalizações cognitivas ao seu aprendizado. Pois tudo que faz com prazer desenvolve conhecimento.







Referências



VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento de Processos Psicológicos Superiores. Organizadores Michel Cole.../etal/ 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário