PINACOTECA SÀO PAULO

PINACOTECA SÀO PAULO

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
REGESD – Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância-UFRGS
CURSO- ARTES VISUAIS. REG101
DISCIPLINA: SEMINÁRIOA INTEGRADOR -SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL
ALUNA- ADRIANA CONCEIÇÃO BATISTA RAMOS 00178584
SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL- REFLEXÃO SOBRE FILMES
Ao optarmos pela docência não estamos esperando mudar o mundo como num passe de mágica e que ele se torne o ideal de oportunidades e democracia, mas é na docência no fazer diário que podemos mostrar que mínimos gestos ou fazeres são de extrema importância para algumas pessoas. O filme "O sorriso de Monalisa" é uma de mostração da ação do professor no contexto e que esta ação pode mudar vidas ou abrir caminhos para a criticidade diante de fatos que são considerados padrões, mas que conduzem o sujeito para alineação . A professora do filme era considerada subvertida par o modelo padrão da época, ou seja, uma pessoa que agia no objetividade de acordo com o bem comum de todos, o que ela fazia, saia fora do considerado normal dentro da instituição de ensino que tinha por costume a manutenção de métodos padronizados que não permitiam a livre expressão.
Ainda encontramos atualmente na educação escolas que mantém velho métodos de ensino e ão permitem que seus alunos tenham conhecimentos de outras formas de culturas. No filma a professora não mudou de todo o pensamento de suas alunas, mas foi peça fundamental em suas vidas, nas sua construções e na forma de se expressar com criticidade.
Também podemos ver a atuação do professor ao conduzir caminhos no filme "Leões e cordeiros", um professor que desperta seus alunos para sua condição de receptores de uma cultura criada por uma classe dominante que conduz o caminho para paz e liberdade mediante a sacrifícios de vidas e só assim estariam praticando a cidadania não importando quantas vidas estariam sendo sacrificadas para isto. Jovens que na intenção de se fazerem reconhecer como contribuintes no caminho da paz e da liberdade, colocam suas vidas ao dispor de uma nação.
A intenção do professor não era de colocar seus alunos na frente da batalha, mas que eles percebessem que eram peças chave importantes na luta, mas com diálogo e espírito de criticidade, que conhecedores da sua condição de receptores de cultura dominante, não se deixassem enganar quanto a forma de se fazer ser cidadão.
O professor deve despertar em seus alunos isto, a consciência de conhecedores de situações, mas com espírito crítico e aberto ao diálogo e visualização de novas formas e caminhos para a construção de ações de liberdade e paz, onde todos serão participantes seja na teoria ou na prática.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O sorriso de Monalisa

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL
O SORRISO DE MONALISA
O filme vem nos remeter a situações que encontramos diariamente em nossa pratica com educadoras; a formação do individuo de maneira padronizada, ou seja, nada sai fora de um contexto muitas vezes imposto por educadores ou pela sociedade que busca limitar o pensamento do educando tornando-o assim fácil de se manipular ou adaptado a padrões dominantes. O sorriso de Monalisa apresenta uma professora que para sua época estava subvertendo valores morais e costumes de uma escola para moças. Ao perceber que suas alunas tinham o conhecimento decorado, de uma apostila manuseada por elas, mas não tinham nem faziam ligações do que já conheciam com o contexto atual a professora muda o seu método de dar aulas causando estranhamento entre as alunas pois elas assim deveriam expor suas construções sobre e assim despertar o espírito critico. São situações assim que nos colocam na obrigação de fazer algo que desperte em nossos alunos a consciência de que mesmo que permaneçam realizando tarefas impostas por um sistema dominador estejam sempre prontos a questionar e sugerir mudanças para o melhor.

domingo, 12 de julho de 2009

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
REGESD – Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância-UFRGS
CURSO- ARTES VISUAIS.
DISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR I
ALUNA- ADRIANA CONCEIÇÃO BATISTA RAMOS 00178584

Ser professor no contexto atual
Para ser professor no contexto atual, é preciso estar consciente de certas considerações que muitos estudiosos fazem ou fizeram sobre o contexto professor-aluno-aprendizagem.
Para Dewey “as crianças não estão sendo preparadas para a vida e em um momento e em outro vivendo”.
Penso que de acordo com as colocações de Dewey nós educadores devemos estar conscientes em educar as crianças dentro do contexto atual, fazendo as interações no presente e só assim veremos realizações no futuro.
Para Piaget “o aprendizado é construído pelo aluno não passado pelo professor”.
As colocações de Piaget se voltam para as construções que o aluno faz com seu aprendizado, quer dizer, o aluno é quem interage e organiza a sua forma de aprender, o professor é mero orientador, não determina o tipo de conhecimento que o aluno deva desenvolver, faz interação entre os saberes.
Paulo Freire “o conhecimento não se transfere se constrói”.
Paulo freire aborda a questão humanista da educação, ou seja, só posso construir se vivo no contexto, se estou voltado para o problema, se reflito sobre a minha condição de ser sempre m desenvolvimento.
Morin- critica o ensino fragmentado-
Para Morin a questão está em abordar o interdisciplinar do conhecimento interligar disciplinas, pois o sujeito quando age está voltado para o todo, não leva a sua ação a atingir apenas partes.
Novoa – professor reflexivo-
Para Novoa há a necessidade de o professor ser reflexivo, ou seja, se voltar e analisar a sua prática, construir e desconstruir teorias, partir par novas investigações e abrir novas chances de desenvolvimento nas suas práticas.
Podemos perceber que não é recente a abordagem professor -aluno –aprendizagem. Alguns autores focam que o aluno constrói a sua aprendizagem. Inserindo o professor como motivador, incentivador desta construção. Ao abordar os cinco autores anteriormente é possível perceber que o enfoque da educação está em; * construir o conhecimento, * professor motivador e sempre voltado para formação continuada dentro ou fora de ambiente educativo e *interação entre os saberes.
Mas para sermos motivadores como educadores precisamos estar aptos, ou seja, atualizados, revisando o planejamento diariamente, construindo e desconstruindo novas formas de conduzir o aluno o caminho certo no seu desenvolvimento.
O conhecimento que o aluno traz para sala é vasto, e precisa ser bem direcionado se tronando pontos a favor para suas construções e saberes. Gerando assim trocas e informações onde haja interdisciplinaridade e que seja possível fazer a interdisciplinaridade para ou no momento atual, trazendo informações para o contexto de agora, pois transformando agora teremos melhorias no futuro.

sábado, 4 de julho de 2009


É preciso se inserir ao mundo dos pequenos fazer parte do seu contexto e assim criar livremente deixando a imaginação voar. Talvez esta seja a melhor das maneiras de se fazer arte. Criar na inocência.

momentos de integração

a vida é feita de momentos assim onde há trocas e alegrias e se as vezes choramos é por algo que vivemos intensamente