PINACOTECA SÀO PAULO

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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
REGESD – Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância-UFRGS
CURSO- ARTES VISUAIS. REG101
DISCIPLINA: SEMINÁRIOA INTEGRADOR -SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL
ALUNA- ADRIANA CONCEIÇÃO BATISTA RAMOS 00178584
SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL- REFLEXÃO SOBRE FILMES
Ao optarmos pela docência não estamos esperando mudar o mundo como num passe de mágica e que ele se torne o ideal de oportunidades e democracia, mas é na docência no fazer diário que podemos mostrar que mínimos gestos ou fazeres são de extrema importância para algumas pessoas. O filme "O sorriso de Monalisa" é uma de mostração da ação do professor no contexto e que esta ação pode mudar vidas ou abrir caminhos para a criticidade diante de fatos que são considerados padrões, mas que conduzem o sujeito para alineação . A professora do filme era considerada subvertida par o modelo padrão da época, ou seja, uma pessoa que agia no objetividade de acordo com o bem comum de todos, o que ela fazia, saia fora do considerado normal dentro da instituição de ensino que tinha por costume a manutenção de métodos padronizados que não permitiam a livre expressão.
Ainda encontramos atualmente na educação escolas que mantém velho métodos de ensino e ão permitem que seus alunos tenham conhecimentos de outras formas de culturas. No filma a professora não mudou de todo o pensamento de suas alunas, mas foi peça fundamental em suas vidas, nas sua construções e na forma de se expressar com criticidade.
Também podemos ver a atuação do professor ao conduzir caminhos no filme "Leões e cordeiros", um professor que desperta seus alunos para sua condição de receptores de uma cultura criada por uma classe dominante que conduz o caminho para paz e liberdade mediante a sacrifícios de vidas e só assim estariam praticando a cidadania não importando quantas vidas estariam sendo sacrificadas para isto. Jovens que na intenção de se fazerem reconhecer como contribuintes no caminho da paz e da liberdade, colocam suas vidas ao dispor de uma nação.
A intenção do professor não era de colocar seus alunos na frente da batalha, mas que eles percebessem que eram peças chave importantes na luta, mas com diálogo e espírito de criticidade, que conhecedores da sua condição de receptores de cultura dominante, não se deixassem enganar quanto a forma de se fazer ser cidadão.
O professor deve despertar em seus alunos isto, a consciência de conhecedores de situações, mas com espírito crítico e aberto ao diálogo e visualização de novas formas e caminhos para a construção de ações de liberdade e paz, onde todos serão participantes seja na teoria ou na prática.

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